O final de semana no Malibu Park, o restaurante de Luana Amorim, foi bastante atípico e movimentado. “Esse calor impactou positivamente nossas vendas, atingimos recordes em todas as casas”, comenta a empresária, destacando que o sucesso está ligado ao cardápio mais saudável, que atrai o público em dias quentes, em busca de opções mais leves.
Desta vez, no entanto, o movimento superou todas as expectativas. “Fomos surpreendidos com uma demanda maior do que esperávamos. A procura por pokes, saladas, sucos e drinks não alcoólicos foi intensa, refletindo uma alimentação equilibrada e tropical”, explica Luana.
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), os dias quentes costumam aumentar as vendas de bebidas, especialmente cerveja, em até 40%, o que representa um incremento de 15% no faturamento dos bares.
Em São Paulo, onde a onda de calor tem afetado a população, o faturamento pode crescer cerca de 20% para estabelecimentos que oferecem gastronomia leve, como sushi e opções vegetarianas, conforme dados da Abrasel SP. Por outro lado, locais que servem pratos mais pesados, como feijoada e massas, tendem a ver uma diminuição no movimento.
**Estoques Garantidos**
Quem busca uma cerveja gelada pode ficar tranquilo: a indústria cervejeira geralmente aumenta a produção e a distribuição a partir de setembro, garantindo que os pontos de venda permaneçam abastecidos na alta temporada.
Para se ter uma ideia, a produção varia de 800 a 900 milhões de litros entre abril e maio, saltando para mais de 1,2 bilhão de litros em novembro, dezembro e janeiro, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja, a CervBrasil. O diretor-geral da associação, Paulo Petroni, assegura que os pontos de venda estão bem abastecidos. “Embora o aumento da temperatura traga várias consequências, a bebida favorita dos brasileiros estará sempre disponível e gelada para nossos momentos de celebração”, afirma.
Neste ano, o setor deve superar a marca de 16,1 bilhões de litros de cerveja produzidos no Brasil, com 1.850 cervejarias operando através de uma frota de 40 mil veículos para atender mais de 1 bilhão de pontos de venda em todo o país. O abastecimento é garantido por modelos econométricos que correlacionam volumes de produção com a renda disponível para consumo e os preços dos produtos. Sem dúvida, períodos de calor como o atual aumentam o consumo e aceleram a reposição de estoques, fenômeno que Paulo chama de “beer game”.